terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jesus Fonte da Vida!


Jesus Fonte da Vida!
Jo. 4:4-26.

Vida, uma palavra que a muito é estudada, estudada não apenas pela teologia, mas sim por todas as bancadas acadêmicas existentes. Vida se estuda em história, em ciências, em filosofia, em sociologia, em psicologia, por fim todos estão interessados em responder as mais misteriosas perguntas sobre a vida.
Com isso, esquecemo-nos do verdadeiro sentido da vida. A vida não existe para apenas ser um alvo de especulações, a vida existe para ser vivida em sua integridade, para os desfrutes que propõe a nós, desfrutes esses que só podem ser provados na pessoa de Cristo Jesus, pois ele mesmo viveu-as de forma completa.
Por isso, que no texto que lemos encontramos um convite à vida abundante, vida completa, vida de verdade, que vale a pena.
Notem Jesus tem a necessidade de passar por Sumária, mais especificamente na cidade de Sicar. Mas porque? O texto vai nos mostrando.
Jesus chega a um poço por volta do meio dia, certamente um sol escaldante, pois na região de Israel esse horário é o mais quente do dia chagando a casa dos 45°. É nesse horário que uma mulher da cidade chega para apanhar água, o que é muito incomum, pois nesse horário ninguém sai para pegar água, é um horário impróprio , pois, primeiro o sol era muito quente e tudo indica que o poço era longe da cidade, dificultando assim a caminhada até ele; segundo, a água do poço provavelmente estaria quente por cauda do sol.
Portanto chegamos a uma conclusão essa mulher tinha problemas com a vida, e Jesus esta ali para tratá-la, e curar a vida dela, que tudo indica não era nada agradável, chia de feridas e completamente se sentido.
E com isso, no garimpar do texto, na visualização de suas entrelinhas, buscando mais profundo, fica claro e definido que:

“Jesus é a fonte da vida abundante”
Onde Jesus quer nos dar vida abundante? Quais sãos as prioridades pra Jesus em nossa vida? O que realmente precisamos para ter uma vida abundante?

1º - Reintegração social. Vs. 7, 9 e 10
- Jesus não era um separatista que só se relacionava com os seus discípulos.
- Jesus tinha prazer em relacionar-se com as mais inusitadas pessoas.
- Jesus mostra por meio de seus relacionamentos o verdadeiro valor da vida
- Jesus nos mostra que ninguém é intocável, inclusive Ele.

2º - Cura para as feridas sentimentais. Vs. 16-18
- Jesus conhece as marcas que os relacionamentos frustrados causam.
- Jesus não nos condena pelos erros cometidos no passado.
- Jesus propõe-nos uma vida de reparação.
- Jesus sempre tem o melhor relacionamento para nos dar.

3º - Reforma Espiritual. Vs. 20, 24, 26
- Jesus desmonta todas as estruturas religiosas equivocadas.
- Jesus desafia a um relacionamento integral com Pai Celestial.
- Jesus promove uma libertação dos paradigmas existenciais.


Soli Deo Gloria!!!

Nenhum comentário: