terça-feira, 30 de agosto de 2011


VENCENDO AS BARREIRAS PELA FÉ.

Hb.11:1.

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e prova das coisas que se não vêem.”

Em primeiro lugar antes mesmo de começar a falar como vencer as barreiras pela fé, precisamos definir “Fé”; porque? Porque existe uma característica inerente ao homem que muito facilmente se confunde com a fé, que é a crença. Mas pastor, não é a mesma coisa? Não! A crença nada mais é que a capacidade de dar credito a algo ou alguém. A capacidade de crer é o que nos dá aptidão para os relacionamentos, porque dificilmente eu vá me relacionar com alguém em quem eu não acredite. Entretanto, em partes para que eu tenha fé eu preciso primeiro crer, pois uma esta ligada a outra, e esse é o principal fator por que as duas se confundem com tanta facilidade. Mas fé nada tem haver com a natureza humana enquanto que a capacidade de crer já esta no homem. Então vamos esclarecer!

Já falamos que é natural ao homem a capacidade de crer. Porem o homem naturalmente só consegue crer naquilo que seus olhos alcançam, por isso, que fé e crença não são a mesma coisa. Vejamos o exemplo no texto de Ex. 32. A historia nos conta que Moisés tinha subido ao monte Sinai para falar com Deus e ficou lá bastante tempo. O povo que tinha bastante crença e nenhuma fé procurou Arão, irmão de Moisés, e pediram-lhe que fizesse deuses, ou seja, eles estavam dizendo que só acreditavam naquilo que viam, não lhes tinha sido suficiente todos os milagres que Deus já havia realizado até aquele momento em favor deles. Porque vejam bem, o povo já tinha visto o poder de Deus abrir o mar vermelho e permitindo que passassem a pés enxutos, e o melhor ainda destruir seus inimigos na frente deles para que seus olhos vislumbrassem o tamanho poder de seu Deus. Tinham recebido de Deus o Pão do céu para alimento, água boa em terras de águas amargas, as roupas e as sandálias que não se consumiam, foram tantas ações do Criador para eles; mesmo assim ainda não tinham fé.

Em contra partida Moisés que dantes também era um homem crente, pois tinha sido criado na cultura dos egípcios, que por sinal era muito crente em seus muitos deuses; havia provado uma experiência sobrenatural depois de ter fugido do Egito, quarenta anos mais tarde, enquanto pastoreava as ovelhas de seu sogro Jetro. Em um monte chamado Oreb Moises viu algo que até então era comum naquela região, viu um arbusto pegar fogo, mas o que o deixou intrigado foi, que ele percebeu que o arbusto pegava fogo mais não se consumia; Moisés que não diferente de cada um de nós, por sua curiosidade foi conferir o que tinha de diferente com aquela planta que mesmo ardendo em chamas não se consumia.

A partir desse fato que a vida de Moisés muda para nunca mais ser a mesma. Ao se aproximar do arbusto em chamas, ouve uma voz saída de dentro da planta que dizia: “Moisés, Moisés... não chegue para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estas pisando é terra santa... Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. E Moisés encobriu o rosto, porque temeu olhar para Deus.” Ex. 3:4-6. Moisés, não viu nenhuma figura, nenhuma estatua parada em sua frente, Moisés apenas Ouviu, ouviu a voz de Deus que o chamara pelo nome; porque Deus é Espírito, tendo o poder de tomar qualquer forma. Mas se Deus tomasse forma de alguma coisa ou até mesmo de um homem, Moises não experimentaria a Fé, e sim a crença. Deus é como o vento, você não o vê, mas o sente e o ouve; foi o que aconteceu com Moisés. Então depois dessa experiência maravilhosa que ele teve, Deus fez nascer à fé em seu coração.

Essas duas histórias nos narram a diferença entre a crença e a fé. Crença é uma característica natural do homem; acreditamos naquilo que nossos olhos vêem. Por outro lado entendemos por meio do texto bíblico que:

“A Fé nasce em nós por meio de experiência pessoal com a Pessoa Bendita, Poderosa, Misericordiosa, e Amorosa de Deus”. Essa é a verdade expressa no texto que lemos: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e prova das coisas que se não vêem”.

Veja bem! Como você pode por fundamento em uma coisa que você apenas esta esperando? Se não a nada concreto, palpável, visivelmente formado. Porque aquilo que você esta esperando é algo que ainda não tem uma forma, não tem um corpo, algo que ainda não existe. Então como poderei estar seguro com algo que ainda não tenho? Porque fundamento é algo que da sustentação. O exemplo de uma casa sendo construída é perfeito. Quando você vai construir uma casa, é preciso lançar o fundamento, para lançar o fundamento é preciso um terreno; mas e se você não tiver o terreno? Tem como lançar o fundamento, ainda mais um firme? De jeito nenhum.

Pois, ai esta o princípio da fé, você não precisa ter nada nas mãos para ter certeza de que vai acontecer, porque seu fundamento não esta nas coisas que se vêem, mas em Jesus. A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a Principal pedra de esquina”. Ef. 2:20. Percebe a clareza da Palavra de Deus. O fundamento do qual Paulo fala é o próprio Jesus, porque, quando ele se refere a Cristo com Principal pedra de esquina; esta fazendo justamente menção a construção de uma casa. Pois, naquele tempo os fundamentos de uma casa firmemente construída eram feitos com grandes rochas, com aproximadamente três metros de altura por um metro de diâmetro; onde os construtores cavavam buracos de mais ou menos um metro e vinte de fundura e colocavam as grandes pedras uma em cada canto da casa, dando então sustento firme a edificação evitando que a casa desabasse. Jesus é essa Pedra que nos dá fundamento firme, sustentabilidade para esperarmos todas as boas dádivas que nos prometeu em sua Palavra: “Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?” Rm. 8:32.

Onde você tem lançado o fundamento de sua esperança? Será que pode garantir que suas aspirações e seus sonhos não irão desabar? Será que você pode afirmar sua vitoria mesmo que você não tenha nada palpável em que se apoiar?

Se você ainda não tem certeza de que as promessas de Deus em sua vida são reais, é porque falta a fé; e a única maneira de resolver isso é pondo os olhos fixos em Jesus que é o autor e consumador de nossa Fé, é o que diz a Palavra: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” Hb.12:2.

Jesus é o autor da fé, então somente Ele pode nos dar a mesma. Ele é também o consumado da fé, então somente Ele pode garantir que sua vitória vai chegar que vai acontecer o milagre em sua vida. Tão somente olhe para Jesus, não tire os Olhos dEle, aconteça o que acontecer permaneça firme na Rocha eterna que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que nossa oração nesse momento seja essa: “...Senhor acrescenta-nos a fé. Respondeu-lhes Jesus: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria”. Lc. 17:5-6. Soli Deo Gloria!!!

Nenhum comentário: